video

Incêndios, pragas e alterações climáticas são, para as associações ambientalistas, as principais ameaças à floresta, que ocupa 40 por cento do território português. O Ano Internacional das Florestas tem como objectivo a promoção da conservação das florestas em todo o mundo, tal como a sensibilização da população para o papel que as florestas desempenham no desenvolvimento global sustentável.

sábado, 15 de janeiro de 2011


Evolução da Floresta ao longo da História, na Terra.

Nos últimos 5000 anos, os seres humanos foram capazes de reduzir as florestas do planeta a menos de metade da sua área original. Se antes, 50% da superfície da terra e do planeta era ocupada por florestas, hoje essa extensão corresponde a apenas 20%.
Estima-se em 3 870 milhões de hectares a superfície de florestas existente no mundo, e 95 por cento dela correspondem a florestas naturais e 5 por cento ao plantio florestal. O desmantelamento tropical e a degradação de florestas em muitas áreas do mundo afectam negativamente a disponibilidade de bens e serviços florestais. Se nos países desenvolvidos a superfície florestal se estabilizou, e no conjunto experimentou um pequeno aumento, o desmantelamento tem continuado nos países em desenvolvimento.
As causas da degradação das florestas são de índole diversa. Algumas, como a exploração excessiva de produtos florestais, podem ser evitadas ou reduzidas mediante sistemas adequados de planeamento e de gestão, e os efeitos de outras causas, como as catástrofes naturais, podem ser mitigadas mediante planeamento para imprevistos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Achei a exposição: